quarta-feira, 8 de julho de 2009

SELENE, A DEUSA DA LUA

Caríssimo amigo diário,
A noite passada estava eu admirando a Lua na companhia da minha amada Psiquê. E entre um afago e outro, ela resolveu falar sobre o Satélite e suas encantadoras fases. Mas o que mais me chamou a atenção foi a história de Selene.
Filha de Hipérion e Tea, Selene é a deusa grega da lua, e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. Um de seus melhores mitos sabidos envolve um simples, mas belo pastor, cujo nome era Endymion. Disse-me Psiquê que a deusa da lua se apaixonou por este mortal, um caso que, consequentemente resultou no nascimento de cinquenta filhas (e haja disposição!...).
Mas Endymion era, aliás, ser humano, e assim suscetível ao envelhecimento e eventualmente à morte. Selene não podia carregar o pensamento deste fato cruel. Então, assegurando que Endymion permanecesse eternamente jovem, fez com que o belo jovem dormisse para sempre. Dessa maneira, Endymion viveria sempre, dormindo com a mesma aparente idade.
Segundo minha amada Psiquê, Selene é muito associada a Artemis, ou Hécate, mas vale lembrar que ela representa todas as fases da Lua, e é a pura personificaçao desse satélite, sendo seu nome romano Lua ou Luna...
Pois é, diário amigo, fiquei tão encantado e interessado pela história de Selene que houve um principio de atrito entre mim e Psique, pois ela ficara enciumada, mas felizmente estávamaos sob os olhares da Lua, protetora dos namorados, e ela nos fez perceber que nascemos um para o outro.

Nenhum comentário: