segunda-feira, 28 de março de 2011

O FANTÁSTICO LEÃO DE NEMÉIA

Diário amigo,

Durante as minhas férias, pelos lugares por que passei, ouvi histórias fantásticas. E uma que muito me chamou a atenção foi a do LEÃO DE NEMÉIA.
Segundo disseram, o leão de Neméia é uma criatura da mitologia greco-romana que habitava a planície de Neméia, na Argólida, aterrorizando toda aquela região. A terrível fera não podia ser morta por um homem normal e todos os que tentavam enfrentá-la ficavam completamente aterrorizados pelo seu rugido, que podia ser ouvido a quilômetros de distância. Além disso, arma alguma podia penetrar o couro do animal, e todos que tentavam matá-lo com lanças ou flechas acabavam sendo devorados.
A origem do Leão da Neméia é muito controvertida. De acordo com algumas versões, ele era tido como filho de Tifão e Equidna. Outras lendas o dão como fruto da união de Equidna e seu próprio filho Ortros, o cão de duas cabeças. Outra versão é a de que o leão seria filho de Cérbero com Quimera, e, portanto, neto de Tifão e Equidna.
No primeiro dos seus famosos doze trabalhos, Héracles recebeu de Euristeu a missão de derrotar o Leão de Neméia, para dar fim à devastação que este causava. De início, Héracles tentou atingi-lo com suas flechas, inutilmente. Irritado, o herói aplicou com sua clava um golpe tão tremendo na cabeça do animal, que este caiu desacordado. Depois de estrangulá-lo, Héracles extraiu o couro do animal com as próprias garras, uma vez que nenhuma arma de ferro conseguia cortá-lo ou perfurá-lo. A partir daí, Héracles passou a usar sua pele como um manto protetor, com a cabeça do leão servindo-lhe de elmo.
E as fantásticas histórias, diário querido, não param por aí não!... Há muitas outras ainda mais fantásticas, dentre as quais uma me encantou: a história da Fênix. Mas essa eu lhe contarei no nosso próximo encontro.

Nenhum comentário: