sexta-feira, 1 de maio de 2009

MINERVA, A FILHA DE JÚPITER
(Wikipédia)

Diário amigo,
Hoje conheci mais uma história de nos deixar de queixo caído. É a história de Minerva, equivalente romana da deusa grega Atena,
Minerva era filha de Júpiter, após este engolir a deusa Métis (Prudência). Com uma forte dor de cabeça, pediu a Vulcano que abrisse sua cabeça com o seu melhor machado, após o qual saiu Minerva, já adulta, portando escudo, lança e armadura. Era considerada uma das duas deusas virgens, ao lado de Diana.
Deusa da sabedoria, das artes e da guerra, era filha de Júpiter. Minerva e Netuno disputaram entre si qual dos dois daria o nome à cidade que Cécropes, rei dos atenienses, havia mandado construir na Ática. Essa honra caberia àquele que fizesse coisa de maior beleza e significado. Minerva, com um golpe de lança, fez nascer da terra uma oliveira em flor, e Netuno, com um golpe do seu tridente, fez nascer um cavalo alado e fogoso. Os deuses, que presidiram a este duelo, decidiram em favor de Minerva, já que a oliveira florida, além de muito bela, era o símbolo da paz. Assim, a cidade nova da Ática foi chamada Atenas.
Minerva representa-se com um capacete na cabeça, escudo no braço e lança na mão, porque era deusa da guerra, tendo junto de si um mocho e vários instrumentos matemáticos, por ser também deusa da sabedoria. A Minerva é o símbolo oficial dos engenheiros
Pois é, diário querido, uma história simplesmente impressionante que à primeira vista nos causa espanto, mas que nos enche os olhos com tamanha beleza e nos deixa maravilhados com o seu fantástico contexto mitológico.

Um comentário:

Madalena Barranco disse...

Querido Joésio, eu e o Duende Lilás estávamos com muita saudade do Diário de Eros, e por isso dedicamos este mágico momento de um sábado ensolarado de SP para viajar pela mitologia, que você dispõe de forma didática e interessante.

Bela história... Após engolir a Prudência, nasceu uma guerreira e sábia... E a história da oliveira em flor? A oliveira é uma árvore sagrada.

Beijos
Madalena & Lilás (+Moscatela Roxa e cia. da fantasia)
P.S.: obrigada pelo seu gentil comentário ao meu artigo no blog da Novitas. Eu adorei - obrigada!!