segunda-feira, 23 de novembro de 2009

NIX, PERSONIFICAÇÃO DA NOITE

(Wikipédia)

Meu querido amigo diário,

Hoje tomei conhecimento de uma história fabulosa e intrigante a história de Nix, a deusa grega Nix que é a personificação da noite.

Uma das melhores fontes de informação sobre essa deusa provém da teogonia de Hesíodo. Ele afirma que a Noite era filha do Caos, o que a torna uma das primeiras criaturas a emergir do vazio. Isso significa que Nix era irmã de algumas das mais antigas divindades da mitologia grega, incluindo Érebo(a Escuridão), Gaia(a mãe Terra), Tártaro(Trevas abismais) e eu (o amor da criação). Dessas forças primordiais sobreveio o resto dos deuses gregas.

Ela deu origem a um enorme número de crias. Algumas dessas crianças da Noite eram Éris (a Discórdia ou Altercação), as moiras (Cloto, Lachesis e Atropos), Nêmesis (a ética), as queres (morte em batalha), Oizus (a miséria), os Oniros (a legião dos sonhos), e os irmão gêmeos Hipnos (Deus do sono) e Tânatos (Deus da morte). Conquanto esses seres nasceram de deusas isoladas, sem um pai, Nix também teve filhos do deus Érebo. Dele, a divindade deu à luz Éter, o ar e Hemera, o Dia.

Os mais místicos costumam dizer que Nix é a patrona das feiticeiras e bruxas, por quem é cultuada, pois acreditam que ela dá fertilidade à terra para brotar ervas encantadas, e também acreditam que ela tem total controle sobre a vida e a morte, tanto de homens como de Deuses. Talvez por isso, o Todo Poderoso Zeus, meu pai, tenha um enorme respeito e temível pavor da Deusa da Noite.

Nix aparece ora como uma deusa benéfica que simboliza a beleza da noite (semelhante a Leto) e ora como cruel deidade Tartárea, que profere maldições e castiga com terror noturno (Hécate e Astéria). Dizem, inclusive, que ela é a primeira rainha do mundo das Trevas e que tem dons proféticos, e que foi ela quem criou a arma que Gaia entregou a Cronos para destronar Urano. Comenta-se, também, pelo Olimpo que Nix conhece o segredo da imortalidade dos Deuses, podendo tirá-la e transformar um Deus em mortal, como ela fez com Cronos após este ser destronado por Zeus.

E seguindo a tradição incestuosa do Olimpo, Nix desposou Érebo, seu irmão, de quem teve o Éter (luz celestial) e Hemera (Dia). Mas sozinha, sem se unir a nenhuma outra divindade, mostrou-se uma boa parideira procriando ainda o inevitável e inflexível Moros (as Sortes), Kera (destina o tipo de morte o destino do homem em seus momentos finais), a Tânatos (Morte), Hipnos (o Sono), Oniro (a legião dos Sonhos), Momos (escarnio), Oizus (miséria), as Hespérides (Tarde), guardadoras dos pomos de ouro, as desapiedadas Moiras (Deusas do destino), a divina Nêmesis (Deusa da retribuição), Apate (engano,fraude), Filotes (amizade) , Geras (velhice) Éris (Discórdia) Limos (a fome), Ftono (inveja), Ênio (Belona, deusa da carnificina) Lissa (a loucura) e Caronte, o barqueiro do rio Aqueronte do mundo dos mortos (que transporta as almas dos mortos entre o mundo dos vivos para o mundo dos mortos).

Diário amigo, diante de tudo que fiquei sabendo sobre essa encantadora (e assustadora) deusa, cheguei à conclusão que muito tenho ainda muito a gastar com idas e vindas ao psicanalista.

Nenhum comentário: