terça-feira, 26 de outubro de 2010

NÉFTIS, A DEUSA EGÍPCIA DOS MORTOS
(Wikipédia)


Amigo Diário,

Há muito tempo não registro nada aqui. Tudo por causa da escassez de tempo, pois ando muito ocupado com trabalhos da escola. E por falar em escola, o professor de História nos pediu que fizéssemos um trabalho sobre Néftis, uma divindade da mitologia egípcia que representava as terras áridas e secas do deserto e a morte. Foi ela, inclusive, quem ajudou Ísis a recolher os pedaços de Osíris quando Seth o destruiu (essa história contarei depois). O nome Néftis significa "Senhora da Casa" ou "Senhora do Castelo", entende-se como casa o lugar onde Hórus vive.
Por oposição a sua irmã, cujo culto era celebrado em diversos templos, Néftis não era venerada de forma isolada, privando-se assim de uma existência autônoma, fato que justificava a sua constante aparição ao lado de Ísis. A sua associação ao Culto dos Mortos aflorou do mito osírico, no decorrer do qual a sua presença é incontornável.
Néftis é representada como uma mulher com cabeça de cobra ou uma serpente com cabeça de mulher, uma cobra ou um escorpião com cabeça de mulher ou um simples escorpião (cruz-credo!!!). Na maioria das vezes era como uma mulher com asas e o seu nome em hieróglifo na cabeça.
Segundo as escrituras egípcias, Néftis e Ísis são incumbidas de velar pelos mortos. Por conseguinte, Néftis era representada na cabeceira dos sarcófagos reais do Império Novo, enquanto que Ísis surgia aos pés dos sarcófagos, da mesma forma várias vezes eram evocadas em cenas de julgamentos dos mortos.
As duas deusas e irmãs são efígies do "barco que transportaria o defunto na sua derradeira viagem até o paraíso". Deste modo, e juntamente com Selkis e Neit, oferecem a sua proteção aos vasos canópicos, onde as vísceras do falecido eram conservadas
Algumas versões contam que Néftis fora seduzida por Osíris. Seth, com suposta inveja do irmão, destruiu Osíris, partindo seu corpo em pedaços. Ísis e Néftis - que também não tolerava a conduta de Seth, embora este fosse seu marido - recuperaram todos os fragmentos do cadáver, à exceção do seu pênis, que fora comido por um peixe, mas que Ísis refez, com magia. Em seguida, Ísis organizou uma vigília fúnebre, na qual suspirou ao cadáver reconstituído do marido: “Eu sou a tua irmã bem amada. Não te afastes de mim, clamo por ti! Não ouves a minha voz? Venho ao teu encontro e, de ti, nada me separará!” Durante horas, Ísis e Néftis, com seus corpos purificados, inteiramente depiladas, com perucas perfumadas e bocas purificadas por natrão, pronunciaram encantamentos numa câmara funerária, impregnada por incenso.
É, amado diário, percebe-se que não é só na Mitologia Grega que encontramos histórias funestas e/ou incestuosas!... Basta embrenhar-se um pouco mais a fundo pela História Antiga para encontrar muitas histórias esquisitas mundo afora!!!

2 comentários:

Warrior Princess disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Warrior Princess disse...

O que houve com a Rosane Volpatto?