sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ELECTRA, A PRINCESA DE MICENAS
(pt.wikipedia.org)

Amado amigo diário,

Após um longo período de férias no Egito, retornei ao Olimpo. Antes, porém, passei por e Micenas, um sítio arqueológico na Grécia, localizado cerca de 90 km a sudoeste de Atenas. Lá encontrei a princesa daquele sítio, Electra, filha de Agamênon e Clitemnestra, e irmã de Orestes e Ifigênia.
A rainha Clitemnestra, atormentada pelo sacrifício de Ifigênia, une-se ao sobrinho do esposo, o príncipe Egisto, que fora perseguido por Agamênon e privado de seus direitos. Retornando a Micenas durante a guerra de Tróia, Egisto une-se à rainha, com quem tem um filho, Aletes. Os dois amantes aguardam o retorno do rei para consumar a vingança.
Após o assassinato do pai por Egisto e Clitemnestra, Electra é poupada pela mãe. Mas consome-se pela perda do pai, Agamênon, a quem adorava. Pedia aos deuses que lhe enviassem um meio de vingar sua morte. Suas preces foram atendidas por seu irmão Orestes, a quem salvou da morte em criança. Prevendo o que viria com a volta de Egisto, confiou-o em segredo a um velho preceptor, que o levou para longe de Micenas. Por tudo isto, era tratada no palácio como escrava. Temendo que a enteada tivesse um filho que um dia pudesse vingar a morte de Agamênon, Egisto fê-la casar-se com um pobre camponês. O marido, todavia, respeitou-lhe a virgindade. Mas é chegado o dia do retorno de Orestes. Electra, então, o guiará até os assassinos de seu pai. Quando, após a morte de Egisto e Clitemnestra, Orestes foi envolvido e "enlouquecido" pelas Erínias, ela colocou-se a seu lado e cuidou do irmão até o julgamento final no Areópago de Atenas. Após ser absolvido pelo voto de Atena, Orestes e Pílades, seu amigo, partem para Táurida em busca de uma estátua de Ártemis. Lá encontrarão Ifigênia como sacerdotisa de Ártemis. Retornam todos a Micenas e, após as núpcias de Orestes com Hermíone, Electra casa-se com Pílades.
É, amigo diário!... pensei que, estando ausente do Olimpo por algum tempo, as coisas fossem mudar!... Mas parece-me que os conflitos familiares e as orgias entre parentes continuam do mesmo jeito.

Nenhum comentário: