terça-feira, 25 de setembro de 2012


A LENDA DE PERSEU

Meu querido diário,

Nessas minhas andanças pelo Olimpo, ouço inúmeras histórias sobre heróis e vilões, mitos e lendas, deuses e titãs, musas e ninfas... E o personagem da vez é Perseu, herói mítico grego que decapitou a Medusa, monstro que transformava em pedra qualquer um que olhasse em seus olhos.
Perseu era filho de Zeus, que, sob a forma de uma chuva de ouro, introduziu-se na torre de bronze e engravidou Dânae, a filha mortal de Acrísio, rei de Argos. Não acreditando que sua filha estivesse grávida de Zeus, Acrísio colocou-a em um baú e o jogou ao mar. O baú chegou à ilha de Sérifo, onde foi encontrado por Dictis, que, após o nascimento de Perseu, criou o menino.
Perseu tornou-se um grande homem, forte, ambicioso, corajoso, aventureiro e protetor da mãe. Polidectes, com medo de que a ambição de Perseu o levasse a lhe usurpar o trono, propôs um torneio no qual o vencedor seria quem trouxesse a cabeça da Medusa. O instinto aventureiro de Perseu não o deixou recusar. Conhecendo sua mãe, Perseu disse que iria participar do torneio, mas não disse que iria enfrentar a Medusa, com receio de que ela o impedisse. Da batalha contra o monstro, saiu vitorioso graças à ajuda de Atena, Hades e Hermes. Atena deu a ele um escudo tão bem polido, que tal qual num espelho, podia se ver o reflexo ao olhar para ele. Hades lhe deu um capacete que torna invisível quem o usa, e Hermes deu a ele suas sandálias aladas; três objetos que foram definitivos para a vitória de Perseu.
Então, Perseu, guiado pelo reflexo no escudo, sem olhar diretamente para a Medusa, derrotou-a cortando sua cabeça e a ofereceu à deusa Atena. Dizem, inclusive, que, quando Medusa foi morta, o cavalo alado Pégaso e o gigante Crisaor surgiram de seu ventre. Também dizem que as outras duas irmãs de Medusa, Esterno e Euriale, até hoje perseguem Perseu, mas este - fazendo-se valer das sandálias aladas que Hermes lhe dera e do capacete que recebera de Hades - sempre consegue escapar das garras das Górgonas.
Pois é, amigo diário!... Com tantas lendas, mitos e histórias afins rolando pelos bosques do Olimpo, meu tempo anda escasso, por isso não mais havia te procurado. Entanto, aqui estou de volta, e tudo farei para que juntos possamos estar com mais frequência.

Nenhum comentário: