quarta-feira, 20 de março de 2013


AS GÓRGONAS

Caríssimo diário,

            Ausentei-me por um bom tempo, entanto, jamais deixei de buscar informações sobre as lendas e mitos que circundam o Olimpo. E entre os relatos dos mais antigos, encontre um que me chamou muito a atenção e deixou-me deveras encantado: a história das Górgonas.
Segundo me fora relatado, Górgonas são criaturas da mitologia grega, representadas como monstros ferozes, de aspecto feminino e com grandes presas.e que têm o poder de transformar todos que olham-nas em pedra, o que fazia com que, muitas vezes, imagens suas fossem utilizadas como uma forma de amuleto. As górgonas também vestiam um cinto de serpentes entrelaçadas.
Na mitologia grega tardia, dizia-se que existiam três górgonas (as três filhas de Fórcis e Ceto): Medusa (a “impetuosa"), Esteno (a “opressora”) e Euríale..
Como a mãe, as górgonas eram extremamente belas e seus cabelos eram invejáveis; todavia, eram desregradas e sem escrúpulos. Isso causou a irritação dos demais deuses, principalmente de Atena, a deusa da sabedoria, que admirou-se de ver que a beleza das górgonas as fazia exatamente idênticas a ela. Atena, então, para não permitir que deusas iguais a ela mostrassem um comportamento maligno, tão diferente do seu, deformou-lhes a aparência, determinada a diferenciar-se, transformando os belos cachos das irmãs em ninhos de serpentes letais e violentas, que picavam suas faces. Transformou, ainda, seus belos dentes em presas de javalis e seus pés e mãos macias em bronze frio e pesado. Não bastasse isso, cobriu suas peles com escamas douradas. E para terminar, Atena condenou-as a transformar em pedra tudo aquilo que pudesse contemplar seus olhos. Assim, o belo olhar das górgonas se transformou em algo perigoso. Envergonhadas e desesperadas por seu infortúnio, as górgonas fugiram para o Ocidente, e se esconderem na Ciméria, conhecido como "o país da noite eterna".
Porém, mesmo monstruosa, Medusa foi assediada por Poseídon, que amava Atena. E para vingar-se, Medusa cedeu ao assédio de Posseídon, que desposou-a. Após isso, Posseídon fez com que Atena soubesse que ele desposara aquela que era sua semelhante. Atena sentiu-se tão ultrajada que tomou de Medusa sua imortalidade, fazendo-a a única mortal entre as górgonas. Em outras versões, Atena amaldiçoou as górgonas justamente porque quando Medusa ainda era bela, ela e Posseidon se uniram em um templo de Atena. Justamente por isso, a deusa ficou ultrajada e as amaldiçoou.
            Como você pode ver, amigo diário, o Olimpo é cheio de histórias: algumas horripilantes, outras simplesmente fantásticas!...

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: