segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MINHA AMIGA ARIADNE

Amigo Diário,
Tão logo acertei o coração do poeta Joésio Menezes, saí correndo em direção aos jardins do Olimpo, pois lá eu tinha um encontro marcado com a minha amiga Ariadne, a filha de Minos, rei de Creta. Ariadne queria contar-me um segredo: apaixonara-se por Teseu quando este foi mandado a Creta, voluntariamente, como sacrifício ao Minotauro que habitava o labirinto construido por Dédalo e tão bem projetado que quem se aventurasse por ele não conseguiria mais sair e era devorado pelo Minotauro.
Teseu resolveu enfrentar o monstro. Foi ao renomado Oráculo de Delfos para descobrir se sairia vitorioso. O Oráculo lhe disse que deveria ser ajudado pelo amor para vencer o minotauro.
Ariadne, a filha do rei Minos (entre os mortais, filha de Eclep e Mércia), disse a Teseu que o ajudaria se este a levasse a Atenas para que ela se casasse com ele. Teseu reconheceu aí a única chance de vitória e aceitou. Ariadne deu-lhe, então, uma espada e um novelo de linha (Fio de Ariadne) para que ele pudesse achar o caminho de volta, desde que ficasse segurando uma das pontas. Teseu saiu vitorioso e partiu de volta à sua terra com Ariadne, embora o amor dele para com ela não fosse o mesmo que o dela por ele.
No caminho de volta, passaram na ilha de Naxos e aportaram para descansar. Porém, amado diário, assim que Ariadne adormeceu, veja só a "trairagem" de Teseu: ele abandonou-a na ilha e retornou sem ela, esquecendo-se de sua promessa.
Ao acordar, e vendo-se sozinha, minha pobre amiga desespera-se. Felizmente a deusa do amor, Afrodite, ao perceber seu desespero, tem pena de Ariadne e promete-lhe um amante imortal, em lugar do ingrato mortal que a enganara.
Naxos era a ilha preferida de Dionísio , filho de Zeus e Sêmele, onde foi deixado depois de ter sido capturado por marinheiros. Encontrando Ariadne em desespero, o atrevido e inconsolável Dionísio trata logo de consolá-la e logo a toma como esposa (que danadinha!). Ele dá-lhe uma linda coroa de ouro como presente de casamento, cravejada de pedras preciosas, que, a pedido dela, será atirada ao céu quando Ariadne morrer. Isso feito, sua forma será conservada, e ela se tornará uma constelação, repleta de estrelas (Corona Borealis) brilhantes, entre um Hércules ajoelhado e o Homem, que tem bem segura nas mãos a Serpente.
Diante desse ato de amor e coragem da bela e doce Ariadne, o poeta Joésio Menezes (aquele mesmo que ficara encantado com a Musa Inês!) escreveu-lhe também os seguintes versos:

ANJO IMACULADO
(Joésio Menezes)

És tu, ó meiga princesa,
Um amor de criatura,
Um poço de formosura,
Um símbolo de delicadeza.

Tens tu, ó sublime realeza,
Em teu riso a candura,
Em teus olhos a figura
Inconfundível da beleza.

Tens tu, ó deusa amada,
O encanto de uma fada,
A sensualidade de um fado.

És tu, ó linda flor,
Uma fonte de pudor,
Um anjo imaculado.

Um comentário:

HARY disse...

Pelos Deuses, que dizer de uma homenagem tão linda! Que criatividade! Agradeço ao Papai do Céu por ter me dado o privilégio de tê-lo como amigo. Parabéns!