domingo, 21 de dezembro de 2008

ÍCARO, O FILHO DE DÉDALO
(www.algosobre.com.br/mitologia)


Querido amigo diário,

Hoje, quando eu voltava do psicanalista, fiquei sabendo de uma história interessante!.... a história de Ícaro, filho de Dédalo e de uma escrava de Minos chamada Naucrata.
Tudo começou quando seu pai, discípulo de Hermes e renomado inventor, realizava seu trabalho em Atenas até que certo dia começou a temer que seu ajudante e sobrinho, Ácale, lhe sobrepujasse no ofício. Enciumado, atirou o jovem do alto de Acrópole, matando-o. Por esse crime foi condenado ao exílio, partindo para Creta, reino de Minos, onde realizou muitas obras, sendo a mais célebre o Labirinto. Foi nessa construção que o soberano, irritado porque o arquiteto havia favorecido os amores de sua esposa, Pasífae, encerrou Dédalo e Ícaro juntamente com o Minotauro.
Os dois ali permaneceram até que Dédalo fabricou dois pares de asas artificiais amarrando as penas caídas dos pássaros que sobrevoavam o Labirinto e colando-as a seguir com grossa camada de cera. Alçaram vôo juntos, deixando o cárcere para traz, porém Ícaro, empolgado com a possibilidade de voar, esqueceu-se da recomendação do pai em não se aproximar em demasia do sol.
Inebriado pela sensação das alturas, cada vez mais o jovem se acercava do astro até que a cera que fixava as asas começou a derreter e Ícaro despencou dos céus no mar, morrendo afogado.
Seria uma história fantástica não fosse ela tão trágica, amado diário, mas em se tratando de Olimpo, tudo se torna belo e fabuloso.

Nenhum comentário: