segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

PSIQUE, MINHA PAIXÃO
(www.starnews2001.com.br)

Meu diário confidente,
Há muito tempo venho sentindo sensações típicas dos mortais, ou seja, acho que estou apaixonado. Por quem? Por uma bela mortal de nome Psiquê. Tão bela que despertou o ciúme e a fúria de Afrodite, deusa da beleza e do amor, minha mãe, pois os homens deixavam de freqüentar seus templos para adorá-la.
Enciumada, Afrodite deu-me ordens para induzir Psiquê a apaixonar-se por alguma criatura de má aparência, porém o feitiço virou-se contra o feiticeiro: apaixonei-me por ela, tornando-me seu amante. Eu a levei a um palácio, mas somente a visitava na escuridão a fim de que não fosse visto por ela.
Também movidas pelo ciúme, as irmãs de Psiquê disseram-lhe que eu era um monstro e iria devorá-la. Certa noite ela pegou uma lamparina e iluminou o quarto para me ver enquanto eu dormia. Excitada diante da visão de minha beleza (desculpe-me a falta de modéstia), ela deixou cair sobre mim uma gota do óleo da lamparina, e despertou-me. Por causa disso abandonei-a, ressentido pela sua desobediência.
Sozinha e cheia de remorsos, Psique procurou-me por toda a terra, e várias tarefas difíceis lhe foram impostas por Afrodite. A primeira delas foi separar na escuridão da noite as impurezas de um monte enorme de várias espécies de grãos, porém as formigas apiedaram-se de Psique e vieram em grande número para realizar a tarefa por ela.
E assim, por um meio ou por outro, todas as tarefas foram executadas, exceto a última, que consistia em descer ao Hades e trazer o cofre da beleza usado por Perséfone. Psique havia praticamente conseguido realizar a proeza, quando teve a curiosidade de abrir o cofre; este continha não a beleza, e sim um sono mortal que a dominou. Entretanto Júpiter, pressionado por mim, consentiu finalmente nosso casamento.Daí então Psique subiu ao céu.
Porém, diário amigo, por enquanto não marcamos o nosso enlace matrimonial. Ela diz que sou ainda muito jovem para assumir tal compromisso. Às vezes também penso assim, mas não mais estou suportando o aperto no peito causado por essa paixão que me sufoca.

2 comentários:

Chris disse...

Olá Eros! Agradecemos pela citação de nosso link. Com certeza, você gostará de outra página que temos sobre o assunto: www.starnews2001.com.br/artes.html

Abraço.

Chris
Equipe Starnews 2001

Tétis disse...

Tenho certeza que serão muito felizes juntos :D