terça-feira, 30 de dezembro de 2008

DIANA, A DEUSA VIRGEM DA CAÇA
(Wikipédia)


Adorável anigo diário,

Voltando da minha última consulta do ano com o meu psicanalista, deparei-me com uma cena horripilante: vi Diana transformar em um cervo o caçador Acteão, que a viu nua durante o banho.
Em Roma, Diana (a Artemis grega) é a deusa da lua e da caça, filha de Júpiter e de Latona, e irmã gêmea de Apolo. Ciosa de sua virgindade e indiferente ao amor, obteve do pai permissão para não se casar e se manter sempre casta. Júpiter forneceu-lhe um séquito de sessenta oceânidas e vinte ninfas que, como ela, renunciaram ao casamento. Caçadora infatigável, Diana é cultuada em templos rústicos nas florestas, onde os caçadores lhe oferecem sacrifícios. Na mitologia romana, ela é a deusa dos animais selvagens e da caça, bem como dos animais domésticos, porém foi cedo identificada como a deusa grega Ártemis e depois absorveu a identificação de Artemis com Selene (Lua) e Hécate (ou Trívia), de que derivou a caracterização triformis dea ("deusa de três formas"), usada às vezes na literatura latina.
Em Roma, seu templo mais importante localiza-se no monte Aventino e, dizem, teria sido construído pelo rei Servius Tulius no século VI a.C.
Pois é, diário amigo, o pobre caçador Acteão teve uma belíssima visão e, em conseqüência disso, hoje tornou-se caça.
Que ela nem a minha Psiquê fiquem sabendo disso, mas eu também a vi na hora do seu banho.

Nenhum comentário: