quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

APOLO, O MULTIDEUS
(Wikipedia)

Meu diário querido,
Sabe quem hoje encontrei passeando pelo bosque, ladeado de belas Ninfas? Apolo, o filho de Zeus e Leto e irmão gémeo de Ártemis (deusa da caça), um dos mais importantes e multifacetados deuses do Olimpo. Nas mitologias grega, romana e etrusca, Apolo foi identificado como o deus da luz e do sol, da verdade e da profecia, do pastoreio, do tiro com arco, da beleza, da medicina e da cura, da música, da poesia e das artes (que cara poderoso!!!).
A partir do século III ele também foi identificado com Hélios, deus do sol, pois era antes o deus da luz, e por paralelismo a sua irmã foi identificada com Diana, a deusa da lua. Mais tarde ainda, foi conhecido principalmente como uma divindade solar.
Sendo o patrono do Oráculo de Delfos, ele é o deus dos adivinhos e profetas. Sua ligação com a Medicina se faz pelo seu poder de atrair pragas e a morte súbita, e também através de seu filho Asclépios. Possuindo no mito um rebanho de gado, é o deus dos pastores e defensor dos rebanhos e manadas. Protege os colonos em terras estrangeiras, lidera as Musas e é o diretor de seu coro. Recebendo de Hermes a lira, firmou sua posição como o deus da Música, e é homenageado com uma forma especial de hino, o peã. Finalmente, Apolo é o deus dos jovens rapazes, ajudando na transição para a idade adulta. Assim, ele é sempre representado como um jovem, frequentemente nu, para simbolizar a pureza e a perfeição.
Apolo representa ainda a harmonia, a moderação, a ordem e a razão, em contraste complementar a Dionísio, o deus do êxtase e da desordem.
Vulgarmente falando, diário amigo, Apolo é o cara!...

Nenhum comentário: