terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FORTUNA, A DEUSA DA SORTE E DA ESPERANÇA
(Wikipédia)


Amado diário,

Hoje, quando regressava do psicanalista, encontrei Fortuna, a deusa romana da sorte (seja ela boa ou má) e da esperança, vagando pelo bosque do Olimpo. Ela corresponde à divindade grega Tyche e é representada portando uma cornucópia e um timão, que simbolizam a distribuição de bens e a coordenação da vida dos homens. Geralmente, ela se nos apresenta cega ou com a vista tapada (como a moderna imagem da justiça), pois distribui seus desígnios aleatoriamente.
Dizem as más línguas que Fortuna é considerada filha de Júpiter. Dizem ainda que os romanos dedicam a ela o dia 11 de Junho, e no dia 24 do mesmo mês realizam um festival em sua homenagem, o Fors Fortuna. Seu culto foi introduzido por Sérvio Túlio, e Fortuna possui um templo próximo ao Capitólio cujo nome é Templo de Fortuna Virilis.
Mas uma coisa deixa-me intrigado, diário amigo: a deusa Fortuna é invocada sob muitos nomes distintos, dentre eles Redux (para pedir o regresso de uma viagem), Publica, Huiusce Diei (a fortuna particular do dia seguinte), e muitos outros.
Gostaria eu de entender o porquê disso.
Talvez a ninfa Rosane Volpatto possa me explicar isso algum dia!...

Nenhum comentário: