segunda-feira, 9 de março de 2009

MEDUSA
(Wikipédia)

Querido amigo diário,
Lendo os registros históricos do Olimpo, descobri uma história fascinante: a história de Medusa, que é uma das três Górgonas, divindades da mitologia grega, filhas das divindades marinhas Fórcis e Ceto e irmãs das velhas Gréias.
Ao contrário de suas irmãs Górgonas, Esteno e Euríale, Medusa era mortal.
Certa vez, quando Medusa estava sentada num campo cercada de flores de Primavera, o deus do Oceano, Poseídon, une-se a ela e gera os seus dois únicos filhos, mas estes só nascem no momento da sua morte.
Medusa era portadora de extrema beleza juntamente com suas duas irmãs e a vida das três (vidas debochadas e dissolutas) aborrecia os demais deuses, principalmente à deusa Afrodite. Para castigá-las, minha mãe transformou-as em monstros com serpentes em vez dos seus belos cabelos, presas pontiagudas, mãos de bronze, asas de ouro, e, segundo as lendas e mitos gregos contam, ela tinha o poder de transformar em estátuas de pedra as pessoas que olhassem diretamente em seus olhos.
Temidas pelos homens e pelos deuses, as três habitavam o extremo Ocidente, junto ao país das Hespérides e vizinhas de Nix (a deusa da Noite).
Segundo a mitologia grega, Medusa foi morta pelo herói Perseu. Usando seu escudo de bronze bem polido, Perseu olhou para ela através do reflexo para não ser transformado em pedra. Após decaptá-la, entregou a cabeça à deusa Atena, que a fixou ao seu escudo.
Uma história linda e fascinante, diário querido, no entanto um pouco assustadora. Mas nada justifica a reação violenta provocada pelo ciúme e pelo instinto possessivo e egocêntrico da minha mãe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você realmente acha essa história linda e fascinante? Medusa sofreu pela luxuria e abuso de poder dos deuses, mas uma vez um(a) mortal é castigado sem julgamento, sem justiça. Nada justifica a ação possessiva dos deuses de prejudicar Medusa. Ela sucumbiu, e os deuses que participaram dessa barbárie saíram ilesos, livre de culpa. oh Zeus, perdoai-me por tais pensamentos, mas tu sabes que é verdade...