quarta-feira, 25 de março de 2009

O MINOTAURO
(Wikipédia)

Amigo diário,
Muitas são as histórias fascinantes que ouço no conslultório do meu psicanalista enquanto aguardo minha vez de ser consultado, e algumas delas me deixam com um misto de pavor e encantamento.
Hoje mesmo ouvi alguém falar sobre um ser metade homem, metade touro: o Minotauro.
O Minotauro (também conhecido como Asterião) era uma criatura selvagem (e como eu bem disse anteriormente, meio homem e meio touro), e Minos (rei de Creta), após receber um conselho do Oráculo de Delfos, mandou Dédalo construir um labirinto gigante para conter o Minotauro e mantê-lo por lá, bem longe do povo de Creta. Este foi localizado sob o palácio de Minos em Cnossos. Porém, ocorreu que Androceu, filho de Minos, foi morto pelos atenienses, que invejaram suas vitórias no festival panatinaico.
Para vingar a morte de seu filho, Minos declarou guerra contra Atenas e venceu. Ele então ordenou que sete jovens e sete damas atenienses fossem enviados anualmente para serem devorados pelo Minotauro.
Quando o terceiro sacrifício veio, Teseu voluntariou-se para ir e matar o monstro. Ariadne, filha de Minos, apaixonou-se por Teseu e o ajudou entregando-lhe uma bola de linha de costura para que ele pudesse sair do labirinto. Teseu matou o Minotauro com uma espada mágica que Ariadne havia lhe dado e liderou os outros atenienses para fora do labirinto. Minos, irado por Teseu ter conseguido escapar, aprisionou Dédalo e o seu filho Ícaro no labirinto. Eles conseguiram escapar construindo dois pares de asas para si mesmos usando penas e cera de abelha para grudá-las. Ícaro ficou tão encantado com a sua façanha que voou cada vez mais alto, chegando perto do Sol, o que fez derreter a cera e provocou sua queda mortal sobre o que hoje é o mar Egeu.
Mas essa já é uma outra história, diário amigo, porém não menos fascinante que esta que acabo de contar e outras histórias a ti relatadas.

Nenhum comentário: