segunda-feira, 30 de março de 2009

OS CICLOPES
(Wikipedia)

Querido diário,
Hoje, o assunto lá no consultório do psicanalista foi os ciclopes (que quer dizer "olho redondo").
Os cliclopes eram gigantes imortais com um só olho no meio da testa que, segundo o hino de Calímaco, trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando os raios usados por Zeus. Os ciclopes podem ser divididos em dois grupos de acordo com o tempo de existência: os ciclopes antigos (ou primeira geração) e os ciclopes jovens (nova geração). Eles aparecem em muitos mitos da Grécia, porém com uma origem bastante controversa. De acordo com sua origem, esses seres são organizados em três diferentes espécies:

1 - Os urânios, filhos de Urano e Gaia, que segundo a lenda por causa de seus enormes poderes, seu pai Urano, senhor dos céus, trancou-os no interior da Terra com seus irmãos, os hecatônquiros, gigantes de cem braços e cinquenta cabeças. Gaia, encolerizada por ter os filhos presos no Tártaro, incita-os a apoiar a guerra travada por cinco dos seis titãs, também seus filhos com Urano, a fim de tomar o trono do pai que, à época, governava o céu. Os titãs vencem, porém os ciclopes são enviados novamente para o abismo do Tártaro;
2 - Os sicilianos, que são filhos do deus dos mares Poseídon. Segundo os poemas de Homero, são retratados como gigantescos e insolentes pastores fora da lei, os quais habitavam a parte sudoeste da Sicília. Não se importavam muito com a agricultura e todos os pomares cultivados naquelas terras eram invadidos por eles, quando procuravam por comida. Registra-se que, por vezes, comiam até mesmo carne humana. Por este motivo, eram considerados como seres que não possuíam leis ou moral, morando em cavernas, cada um deles, com sua esposa e filhos, os quais eram disciplinados de forma bastante arbitrária pelos mesmos;
3 - Os contrutores, que provêm do território da Lícia. Esses posuíam grande poder físico e não eram violentos. Seus trabalhos eram muito pesados e nenhum humano conseguiria realizá-lo tão facilmente. Suspeita-se de que esses ciclopes sejam os responsáveis pela construção das muralhas das cidades de Tirinto e Micenas.

No Olimpo desde o meu nascimento, eu jamais havia ouvido falar nessas fabulosas criaturas de um olho só, diário amigo. No início fiquei assustado, mas no decorrer da história, cheguei à conclusão que aqui no Olimpo há coisas piores, por isso visito, quase todos os dias, o psicanalista.

Nenhum comentário: