sábado, 4 de abril de 2009

OS TITÃS E SUAS TITÂNIDES
(Wikipédia)

Querido diário,
Hoje deu-se início ao ano letivo olímpico. E a primeira aula foi de História. Sou apaixonado por História, principalmente quando o assunto é a nossa mitologia. O assunto de hoje foi sobre os Titãs.
Os Titãs (masculino) e as Titânides (feminino) estão entre a série de deuses que enfrentaram Zeus e os deuses olímpicos na sua ascensão ao poder. Outros oponentes foram os Gigantes, Tífão e Ofion. Originalmente os Titãs eram filhos de Urano e Gaia.
De acordo com o nosso Mestre, os mitos gregos da Titanomaquia caem na classe dos mitos semelhantes na Europa e Médio Oriente, em que uma geração ou grupo de deuses confronta os dominantes. Por vezes os deuses maiores são derrotados. Outras os rebeldes perdem, e são afastados totalmente do poder ou ainda incorporados no panteão. Outros exemplos seriam as guerras dos Aesir com os Vanir e os Jotunos na mitologia escandinava, o épico Enuma Elish babilónico, a narração hitita do "Reino do Céu" e o obscuro conflito geracional dos fragmentos ugaritas.
Inicialmente, o professor começou falando de Febe, que era conhecida como a mais bela entre as Titânides". Talvez a primeira deusa da Lua que os gregos conheceram. Febe é confundida com sua sobrinha Selene (filha de Hipérion e Téia). É confundida também com suas netas Ártemis e Hécate. Febe é a Deusa da lua, relacionada com as noites de lua cheia. Seu nome quer dizer "brilhante", nome que foi emprestado ao seu neto Apolo, chamado de Febo. Febe se uniu à Céos e tiveram as Deusas Leto e Astéria. Higinus ainda acrescenta entre suas filhas o nome de Afirafes.
Segundo o professor, Febe era uma antiga deusa da profecia e dividia o Oráculos de Delfos com Gaia (sua mãe) e com Têmis (sua irmã). Mais tarde as deusas passaram o oráculos às mãos de Apolo. Por tudo isso Febe, apesar de brilhante, era considerada uma deusa de mistérios e segredos...
Simplesmente fascinante, mas infelizmente o tempo foi curto e não deu tempo de o professor continuar o assunto mitológico. Eles nos disse que continuará na próxima aula.
Amigo diário, não vejo a hora dechegar logo esse dia!...

Nenhum comentário: