terça-feira, 7 de abril de 2009

TÉTIS, A DEUSA DO MAR
(http: www.dec.ufcg.edu.br/)

Meu amigo diário,
Hoje o professor de história continuou falando sobre os titãs e as titânides. A personagem do dia foi Tétis, deusa do mar e a mais jovem das Titânides, filha de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra).
De acordo com o professor, o nome Tétis em grego significa ama, nutriz, por ser a deusa da água, matéria-prima que, segundo uma crença antiga, entrava na formação de todos os corpos. Dizem as lendas que, com auxílio do gigante Egeon, Tétis libertou Zeus depois deste ter sido amarrado pelos outros deuses.
Personificação da fecundidade do mar, casou-se com o seu irmão Oceano e foi mãe de três mil rios e de três mil ninfas, as chamadas Oceânidas. Dão-lhe ainda como filhos, não somente os rios e as fontes, mas também Proteu, Etra, mãe de Atlas, Persa, mãe de Circeu, etc. Foi avó da nereida de mesmo nome, Tetis, a filha de Nereu e mãe de Aquiles, e com quem não deve ser confundida. Costuma ser representada em um carro em forma de uma divina concha de uma brancura de marfim nacarado. Quando percorre o seu império, esse carro, é puxado por cavalos-marinhos brancos flutuando sobre a superfície das águas e é acompanhada pelos Tritões que tocam trombeta com as suas conchas recurvas, e pelas Oceânidas coroadas de flores. Sua cabeleira esvoaça pelas espáduas, ao capricho dos ventos e, ao seu redor dela, delfins saltitam no mar.
E quando eu já estava quase em estado de êxtase, a aula acabou. Disse-nos o professor, diário amigo, para não faltarmos à próxima aula, pois ele irá continuar falando sobre os Titâs. Farei de tudo para não faltar.

3 comentários:

Madalena Barranco disse...

Que linda a história da Deusa do Mar! A mitologia é o berço de várias culturas...

Beijos.

Tétis disse...

Meu apelido *-----*
A história da deusa Tétis é muito fascinante,embora,eu nunca tenha estudado a fundo.Amei seu blog :D

Anônimo disse...

A Tétis é irmã gémea da Febe?