quarta-feira, 15 de abril de 2009

TÊMIS, A DEUSA GUARDIÃ DOS JURAMENTOS DOS HOMENS E DA LEI
(Wikipédia)

Querido amigo diário,
Hoje, o professor de história deu continuidade à aula sobre os Titãs. Ele nos falou sobre a titânide Têmis, a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Diké. Disse-nos ele que Têmis é filha de Gaia e Urano e pertence, portanto, ao mundo pré-olímpico dos Titãs, do qual ela, Leto e outras Titânides aparecem mais tarde entre os olímpicos. Seu nome significa "aquela que é posta, colocada".
Disse ainda o professor que, quando ainda criança, Têmis foi entregue por Gaia, aos cuidados de Nix, que acabara de Gerar Nêmesis. O objetivo de Gaia, era proteger Têmis do enlouquecimento de Urano. Porém Nix estava cansada, pois gerara incessantemente seus filhos. Então Nix entrega sua filha Nêmesis, e a sobrinha Têmis aos cuidados de suas mais velhas filhas, as Deusas Moiras ( Cloto, Laquésis e Atropo).
As Moiras criam as duas Deusas infantes, e lhes ensina tudo sobre a ordem cósmica e natural das coisas; e a importância de zelar pelo equilibrio. As Moiras são as Deusas do destino,tanto dos homens; quanto dos Deuses e suas decisões não podem ser transgredidas por ninguém. Desta criação, vimos a origem das semelhanças das duas lindas e poderosas Deusas criadas como irmãs, Têmis a Deusa da justiça e Nêmesis a Deusa da retribuição.
Conforme nos disse o professor, há uma versão errada, que diz que as Moiras eram filhas de Têmis, o que gerou toda esta confusão, possivelmente é te-las confundido com as Horas (ciclospresentes na natureza, estações, clima, vegetação, etc); que também agem nas energias ciclicas da natureza, assim como as Moiras (ciclos vitais da vida, nascer, crescer,etc).
Na mitologia grega, Têmis é a deusa da justiça, da Lei e da ordem. É, também, a protetora dos oprimidos.

Nenhum comentário: