sexta-feira, 14 de novembro de 2008

DIONE, A DEUSA DAS NINFAS


Diário amigo,

Dando continuidade às minhas origens, hoje resolvi registrar aqui a história da minha avó Dione, a deusa das ninfas, filha de Urano e de Tálassa, que nasceu quando o sêmen de Urano caiu no mar e fecundou Tálassa. Ela foi amada por Zeus, de quem teve Afrodite (minha mãe), a deusa do amor, da sedução e da beleza. Algumas versões dão como pais dela Oceano e Tétis (Titânide), o que a integraria às oceânides; quando uma dessas versões é aplicada, Afrodite é que passa a ser filha de Tálassa com Urano.
Indiferentemente da versão, Diône foi amante de Tântalo, de quem teve Níobe e Pélope, mas o abandonou quando soube que ele havia matado Pélope. O nome Dione é igualmente formado com base em Diós, genitivo singular de Dzeus (Zeus). Assim, podemos entender que Dione é "a brilhante, a luminosa", já que Zeus quer dizer "luz, claridade, brilho". Foi cognominada Dionéa.
Pois é, amado diário, meu psicanalista acha difícil minha recuperação, pois a cada vasculhada que dou na minha árvore genealógica descubro coisas que dão para “pirar” qualquer cabeça, principalmente quando se é ainda muito jovem como a minha.

4 comentários:

Roberta.rj disse...

Maravilhoso post...
Sempre que venho aqui me dá vontade de morar nesse lugar de DEUSES, DEUSAS, NINFAS...
Ah!!! Como é linda a mitologia...
Adoro seu espaço...
Um beijo e ótimo fim de semana...
ROBERTA

Dione Manarino disse...

Amei o que escreveu a respeito da Deusa Dione. Eu sabia parte da história, mas nao tinha conhecimento do luminoso significado. Me chamo Dione e acabei de criar um Blog neste exato momento, mas amei a sua adorável idéia e talvez troque o nome do meu Blog Deusa do Egito para o meu próprio nome Dione, pois ele é lindissimo, nao? Um grande abraço!

Anônimo disse...

Meus caros amigos, voces põem palavras muito complicadas para uma criança fazer um trabalho sobre a deusa diene ou o raio como é que ela se chama. obrigada pela vossa atenção. sem mais assunto de momento despeso me de voces meus caros .

SerrãoKal disse...

O seu espaço é maravilhoso,amei,
Você conhece Um livro sobre a mitologia que não seja muito fantasioso?
Que conte a história a risca?
ou filme ou qualquer coisa!!!!!???