quarta-feira, 19 de novembro de 2008

UM POUCO SOBRE ANDRÔMEDA


Diário amigo,

Hoje tomei conhecimento de um episódio que me deixou ainda mais desnorteado e confuso a respeito do amor que os pais sentem pelos seus filho, episódio este provocado pela vaidade de uma rainha e que envolve Andrômeda, filha do rei Cepheus e da rainha em questão, Cassiopéia da Etiópia.
Cassiopéia era uma mulher excessivamente presunçosa que ousou se vangloriar de que ela era ainda mais bonita do que as Nereidas, um grupo de 50 ninfas do mar de extraordinária beleza. As Nereidas ficaram tão ofendidas pela arrogância da vaidosa rainha que imploraram a Posseidon que a punisse. Em resposta ao apelo das Nereidas, Poseidon enviou o monstro do mar Cetus para devastar a Etiópia. Quando o rei Cepheus perguntou ao oráculo em Ammon o que ele devia fazer para acalmar a ira do deus, lhe foi dito que ele deveria dar sua belíssima filha virgem em sacrifício ao monstro do mar. Deste modo, ele acorrentou Andrômeda a um rochedo na costa do Mediterrâneo, em Jaffa, onde hoje está a cidade de Tel Aviv, Israel, à espera da aproximação do monstro.
Felizmente, amado diário, a vida de Andrômeda foi salva por Perseus, que matou o monstro e pediu a mão dela em casamento, proporcionando um dos poucos finais felizes às histórias do Olimpo.

Nenhum comentário: