terça-feira, 28 de outubro de 2008

AS NOVE MUSAS

Meu diário amigo,
Quando aqui estive pela última vez, vindo do psicanalista, expliquei-lhe qual o significado da expressão “ninfa”. Hoje, volto às suas páginas para explicar o que são as “musas” e como surgiram.
Num dos meus passeios ao mundo virtual-fantástico Wikipédia, descobri que, na Grécia, as musas eram filhas de Mnemósine e Zeus.
Após a vitória dos deuses do Olimpo sobre os seis filhos de Urano, conhecidos como titãs, foi solicitado a Zeus que se criassem divindades capazes de cantar a vitória e perpetuar a glória dos Olímpicos. Zeus então partilhou o leito com Mnemósine (a deusa da memória) durante nove noites consecutivas e, um ano depois, Mnemósine deu à luz nove filhas em um lugar próximo ao monte Olimpo. Criou-as ali o caçador Croto, que depois da morte foi transportado, pelo céu, até a constelação de Sagitário. As musas cantavam o presente, o passado e o futuro, acompanhadas pela lira de Apolo, para deleite das divindades do panteão. Eram, originalmente, ninfas dos rios e lagos. Seu culto era originário da Trácia ou em Pieria, região a leste do Olimpo, de cujas encostas escarpadas desciam vários córregos produzindo sons que sugeriam uma música natural, levando a crer que a montanha era habitada por deusas amantes da música. Nos primórdios, eram apenas deusas da música, formando um maravilhoso coro feminino. Posteriormente, suas funções e atributos se diversificaram.

Fiquei sabendo ainda que suas moradas, normalmente situadas próximas à fontes e riachos, ficavam na Pieria, leste do Olimpo (musas pierias), no monte Helicon, na Beocia (musas beocias) e no monte Parnaso, em Delfos (musas délficas). Nesses locais dançavam e cantavam, acompanhadas muitas vezes de Apolo Musagetes (líder das musas - epíteto de Apolo). Eram bastante zelosas de sua honra e puniam os mortais que ousassem presumir igualdade com elas na arte da música. O coro das musas tornou o seu lugar de nascimento um santuário e um local de danças especiais.
Dizem ainda os escritos do mundo virtual-fantástico Wikipedia que elas também freqüentavam o Monte Hélicon, onde duas fontes, Aganipe e Hipocrene, tinham a virtude de conferir inspiração poética a quem bebesse suas águas. Ao lado das fontes, faziam graciosos movimentos de uma dança, com seus pés incansáveis, enquanto exibiam a harmonia de suas vozes cristalinas.
São essas e outras fantásticas histórias, amigo diário, que encantam e fascinam trovadores e poetas cuja sensibilidade vive à flor da pele, e dentre estes, cito Joésio Menezes, poeta amador que vive a exaltar as musas e os seus infinitos encantos.


Um comentário:

Anônimo disse...

Também passeei pela Wikipédia,entre outros sites muito bons, querendo ver qual Musa seria a inspiradora da pintura.
Você tem alguma idéia de em que Arte se enquadraria a pintura?
Atenciosamente,
Flavio Musa (não é brincadeira não...rs).