terça-feira, 7 de outubro de 2008

OS CASAMENTOS DE ZEUS
(Wikipedia)

Diário amigo,

Como eu disse anteriormente, Zeus era um polígamo convicto e colecionou esposas das mais diversas divindades (deusas e mortais), dentre elas, Métis, Têmis e Hera.
Primeiro, ele casou-se com Métis, a deusa da prudência, filha de Tétis e Oceanus. Quando Métis estava grávida de Atena, Gaia profetizou que este filho iria destronar seu pai Zeus, como havia acontecido com Cronos e com Urano, e que isso era um ciclo eterno.
Zeus, temendo que isto acontecesse, montou uma armadilha: fez uma brincadeira com Métis, no qual eles se metamorfoseavam. Métis não foi prudente e aceitou. Em algum momento Métis se metamorfoseou em uma mosca e foi engolida viva por Zeus. Isso de nada adiantou, pois depois a cabeça dele cresceria assustadoramente e Atena nasceria adulta da cabeça de Zeus, a profecia de Gaia estava errada.

A segunda esposa de Zeus foi Têmis, uma titã, deusa da justiça. As Moiras levaram Têmis até Zeus para se tornar sua segunda esposa, e as Moiras profetizaram que Zeus teria muito a aprender com Têmis, que era tão sábia quanto Métis. Foi ela que temperou o poder de Zeus com muita sabedoria e com seu profundo respeito pelas leis naturais.
Entretanto, o casamento do dois não foi de total doce harmonia, pois embora transitasse sabedoria entre eles, os ditames de um e do outro, sempre tinham um preço muito elevado, pois nada possui solução definitiva. Assim, o matrimônio com Têmis foi desfeito e Zeus casou-se, finalmente, com sua irmã Hera.
Apesar de casado com Hera, Zeus tinha inúmeras amantes (as paixões de Zeus). Usava dos mais diferentes artifícios de sedução, como a metamorfose em qualquer objeto ou criatura viva, sendo dois dos mais famosos o cisne de Leda e o touro de Europa. Assim sendo, teve muitos filhos ilegítimos com deusas e mortais, que se tornaram proeminentes na mitologia grega; Heracles e Helena, por exemplo.



Hera, sua irmã-esposa, retratada como ciumenta e agressiva, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Hércules quando este era apenas um bebê. O único filho de Zeus que ela não odiava, antes gostava, era Hermes e sua mãe Maia, porque ficou surpresa com a sua inteligência. Possuía sete templos na Grécia. Mostrava apenas seus olhos aos mortais e usava uma pena do seu pássaro para marcar os locais que protegia. Hércules destruiu seus sete templos e, antes de terminar sua vida mortal, aprisionou-a em um jarro de barro que entregou a Zeus. Depois disso, ele foi aceito como deus do Olimpo. Ela era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite sua maior inimiga.
E por falar em filhos, cabe mencionar aqui, também, a prole que ele espalhou pelo Olimpo. Com Hera, Zeus foi pai de Hefesto (deus do fogo), Hebe (deusa da juventude), Ares (deus da guerra) e Ilítia (deusa dos partos). Antes de desposar Hera, foi pai de Atena, com sua primeira esposa Métis; e com sua irmã Deméter teve Perséfone.
Aliás, diário querido, além das esposas mencionadas acima, Zeus desposou, também, a minha mãe, Afrodite. Mas esta é uma outra história que não convém contá-la agora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ares não era irmão de Zeus?