sexta-feira, 10 de outubro de 2008

AS PAIXÕES DE ZEUS
(Wikipedia)

Querido diário,
Dando prosseguimento às aventuras amorosas de Zeus, resolvi falar hoje das suas outras paixões: suas amantes, que, junto com seus filhos, eram odiadas e perseguidas por Hera. Mas como são muitas, registro aqui somente algumas:

Europa era uma princesa, filha de Aginor e Telefasa. Os deuses do Olimpo conheciam a sua beleza e tentavam raptá-la sem êxito. Foi então que Zeus se apaixonou por ela. Ao vê-la jogando com as suas amigas na praia de Sidon, Zeus ficou maravilhado. Tanto era o seu amor por ela que para se aproximar de Europa sabia que esta o podia recusar se se apresentasse naturalmente. Zeus decide transformar-se num belo touro para raptá-la. Ele adquire a forma de um touro branco, de feições nobres, com cornos parecidos ao crescente lunar, os quais não infundiam medo algum. Saiu do rebanho e aproximou-se do grupo das jovens, prostrando-se aos pés de Europa. Primeiro, a jovem assustou-se, mas rapidamente foi ganhando confiança. Optou por acariciar a cabeça do maravilhoso animal, colocando-lhe umas grinaldas de flores que as raparigas entrelaçavam entre os cornos. Europa decide então sentar-se em cima do animal, tão confiante e alheia do que a esperava. O touro beijou os pés da jovem, enquanto as suas amigas a adornavam. Zeus decidiu continuar o seu plano. O animal ergueu-se e sem demora lançou-se ao mar levando consigo Europa no seu dorso. Em vão Europa gritava, suplicando, mas o touro nadava furiosamente, afastando-se da costa. Da união de Zeus e Europa nasceram três filhos: o valente Sarpidon, o justo Radamantes e o legendário Minos, rei de Creta, de cuja família nascerá posteriormente o Minotauro, monstro com cabeça de touro e corpo humano.
Dânae, princesa de Argos, é filha do rei Acrísio, que, desapontado por não ter herdeiros masculinos, procura um oráculo. Este respondeu-lhe que mesmo se fosse até o fim da Terra seria morto por um seu descendente, filho de Dânae. A princesa era virgem ainda e, para que jamais tivesse um filho, o rei aprisionou-a numa torre de bronze, a qual manteve constantemente vigiada por seus guardas mais valorosos. Pretendia, assim, evitar que ela lhe desse um herdeiro, seu futuro assassino. Apesar de todos esses cuidados, Zeus, tomado de amores pela jovem e bela princesa, transmuta-se numa chuva de ouro, forma na qual tem relações com Dânae. E assim foi gerado Perseu. Tomando ciência do ocorrido, ordenou que fossem mãe e filho lançados ao mar, dentro de uma caixa de madeira. Foi a solução encontrada para que não atraísse contra si a ira do deus, matando-lhe um filho: as águas dariam cabo deles. Mas o destino não favoreceu Acrísio: a pedido de Zeus, Poseidon acalmou os mares, e ambos sobreviveram.
Alcmena era a Esposa do rei Anfitrião, de Tebas. Enquanto o seu marido estava lutando numa guerra, Zeus tomou a sua forma para enganar Alcmena, tendo com ela seu filho Hércules.
Leda era esposa do rei Tíndaro, de Esparta. Certa vez, Zeus transformou-se em um cisne e seduziu-a. Dessa união, Leda chocou dois ovos, e deles nasceram Clitemnestra, Helena, Castor e Pólux. Helena e Pólux eram filhos de Zeus, mas Castor e Clitemnestra eram filhos de Tíndaro.
Calisto foi seduzida por Zeus em disfarce de Ártemis. Calisto provocava ciúme em Hera, pois sua beleza cativara seu marido, Zeus. Hera então castigou-a transformando-a num urso. Calisto, no entanto, tentava ao máximo lutar contra seu destino mantendo-se o mais ereta possível, tentando assim conquistar a piedade dos deuses. Mas a indiferença de Zeus a fazia crer ser este deus cruel, apesar de nada poder dizer, pois agora só sabia rugir. Sua vida agora era de medo. Tinha medo dos caçadores que rodeavam sua antiga casa, pois tinha sido ela também uma caçadora. Temia as noites que passava sozinha. Temia as feras, mesmo que agora ela mesma fosse uma. Um dia, no entanto, em uma de suas caminhadas pelo bosque, reconheceu seu filho, Arcas, agora um homem, um caçador. Calisto, mesmo assim, quis abraçá-lo e ao aproximar-se provocou o medo do filho que lhe ergueu a lança e quando estava para deferir o golpe, Zeus, compadecido com o trágico acontecimento que estava por vir, afastou os dois colocando-os no céu. Calisto transformou-se na Ursa Maior.

A beleza de Io despertou a paixão de Zeus, que para cortejá-la cobriu o mundo com um manto de nuvens escuras, escondendo seus atos da visão de Hera. A estratégia falhou e a deusa, desconfiada, desceu do monte Olimpo para averiguar o que estava acontecendo. Numa vã tentativa de iludir sua esposa ciumenta, Zeus transformou sua amante em uma belíssima novilha branca. Intrigada pelo interesse do marido no animal e maravilhada com a beleza do mesmo, Hera exigiu a novilha para si e a pôs sob a guarda do gigante Argos Panoptes. Argos quando dormia mantinha abertos cinqüenta de seus cem olhos. Zeus encarregou Hermes de libertar sua amada. Para tanto, o mensageiro dos deuses, usando a flauta de Pã, pôs para dormir os olhos despertos de Argos, enquanto os outros cinqüenta dormiam um sono natural, e cortou sua cabeça. Hera recolheu os olhos de seu servo e os pôs na cauda do pavão, animal consagrado a ela. Io estava livre do cativeiro, mas não dos tormentos de Hera. O fantasma de Argos continuava a persegui-la. Para piorar sua situação, a deusa enviou um moscardo para picar a novilha constantemente durante sua fuga.
Antíope era o nome da filha do deus-rio beócio Asopo. Sua beleza atraiu Zeus que, assumindo a forma de um sátiro, a tomou à força. Após isso, ela foi carregada por Epopeu, rei de Sicião, que não a dava até obrigada por seu tio Lico. No caminho para casa ela deu à luz, na cercania de Eleutera no monte Citerão, aos gêmeos Anfião e Zeto, de que Anfião era o filho do Zeus, e Zeto o filho de Epopeu. Ambos foram deixados para serem trazidos por pastores. Em Tebas, Antíope agora experimentava da perseguição de Dirce, a esposa de Lico, mas enfim escapou rumo a Eleutera, e lá encontrou abrigo, intencionalmente, na casa onde seus dois filhos foram criados como pastores.
Sêmele também teve amores com Zeus, a quem pediu para mostrar todo o seu esplendor, quando estava grávida de Baco. Morreu fulminada quando Zeus se lhe apresentou com todo o seu poder e glória. Zeus então retirou do seu ventre Dionísio e o pôs em sua coxa, onde terminou de gerá-lo.

Surpreso, diário amigo?... Então espere que ainda tem mais!... Não foram só as mulheres que despertaram o amor do deus supremo do Olimpo. Em meio às suas grandes paixões, há uma do sexo masculino: Ganímedes (ou Ganimedes), príncipe de Tróia. Ao vê-lo, Zeus apaixonou-se por sua beleza, disfarçou-se de águia e o raptou para torná-lo copeiro do Olimpo.
É, meu amado diário, talvez agora você entenda o porquê das minhas constantes visitas ao psicanalista!...

Um comentário:

Tétis disse...

Em meio as paixões de Zeus econtrasse Tétis (a nereida),mas esta temendo magoar Hera,por quem foi criada,resistiu a Zeus.Existia um oraculo,no qual Tétis conceberia um filho de Zeus e este o destronaria,temendo qe o oraculo se cumprisse Zeus apressou-se em casa-la com um mortal...