sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PIGMALIÃO E GALATÉIA

Meu fraterno diário,

Hoje voltei ao mundo encantado da ninfa Flávia Silva, o Wordpress. Lá chegando, encontrei-a. Fiquei horas e horas conversando com ela, que contou-me a história fabulosa de Pigmalião, um escultor que via tantos defeitos nas mulheres que começou a abominá-las. Um certo dia ele esculpiu uma estátua tão linda que se apaixonou por ela. Pigmalião ficava horas com a estátua, apalpava-a para verificar se estava viva, e dava presentes que toda mulher do mundo sempre sonhou. Pigmalião orou a Vênus, que, compadecida, deu vida à estátua, chamando-a de Galatéia. com quem o escultor teve um filho, Pafo, que mais tarde dera nome à cidade sagrada de Afrodite..
Após despedir-me de Flavinha, tomei o rumo de casa. Enquanto percorria os bosques do Olimpo, pensava na história de Pigmalião e Galatéia. Daí, veio-me à memória: Galatéia era uma das ninfas imortais do mar, ou seja, uma divindade marítima.
Filha de Nereu e Dóris, essa nereida, cujo nome significa donzela branca, vivia nas costas da Sicília. Passava seu tempo brincando nas ondas do mar. Um dia a jovem foi vista por Polifemo, que se apaixonou por ela. Este era um dos temíveis e monstruosos cíclopes, gigantes de um só olho, que habitavam aquela ilha. Galatéia, porém, era enamorada do belo Ácis, filho do deus Pã e de uma ninfa. Um dia, quando a nereida repousava com seu amante junto ao mar, ambos foram vistos por Polifemo. Este perseguiu Ácis e terminou por esmagá-lo com uma enorme rocha. Galatéia reviveu seu amado convertendo-o em um rio de águas límpidas (o rio Ácis ou Ácio), apelando para a mãe deste, uma ninfa dos rios. Em seguida, lançou-se ao mar, indo viver nas ondas que tocam as areias com suas espumas brancas, sem retornar à terra.
É, diário amigo, talvez Afrodite e todas as divindades femininas do Olimpo e do Éden tenham rido muitas vezes ao verem Pigmaleão, que outrora tinha desprezado as mulheres, transformar-se em um servo devoto da mulher modelada originalmente por suas próprias mãos.

3 comentários:

Roberta.rj disse...

Adorei esse espaço e voltarei com calma pra ler post por post, pois adoro mitologia e até pensei em criar um espaço sobre o assunto, mas que bom q vc fez antes e agora eu venho aqui me deliciar.
Um beijo e uma semana mágica e feliz pra todos nós.
ROBERTA

Cadinho RoCo disse...

Nem os deuses escapam das artimanhas do amor.
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

Muito obrigada pela citação!
Seu espaço está cada vez mais rico!

Abraços!